Toda segunda-feira e quinta-feira tem postagem fresquinha por aqui. Não esquece de conferir!
Por aqui tem resenhas de livros, filmes, séries, dicas e uns assuntos aleatórios também!
Decorativa Bem vindos! Eu sou Juliana, tenho 28 anos, enfermeira e uma nordestina orgulhosa. Criei este espaço para dividir reflexões, ideias e tudo que me inspira no dia a dia. Sintam-se em casa! +++
19/05/2025

Resenha: O Verão que Mudou Minha Vida – Jenny Han

19/05/2025 10:00 | Hi honey! Como estão? Tem livros que chegam até a gente meio sem querer, né? Eu estava num daqueles dias em que a cabeça não parava, a lista de afazeres só crescia e tudo que eu queria era me esconder num cantinho com uma história boa. Foi aí que decidir viajar de ônibus pra Recife, onde já morei e levei o livro que havia comprado há uns dias, no shopping. Não tinha expectativa, não tinha planejamento, só vontade de fugir um pouco e olha, foi a melhor fuga que eu poderia ter escolhido. Em 4 horas eu tinha lido tudo. Foi leve, foi intenso, foi aquele tipo de leitura que a gente abraça sem nem perceber. E claro, que faz conexão com a série que sou completamente apaixonada. Mas vamos de mais uma resenha literária hoje!

Autora: Jenny Han
Gênero: Young adult / Romance / Coming of age
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Lançamento (Brasil): 2022
Título original: The Summer I Turned Pretty
Tradução: Regiane Winarski
ISBN: 9788551009389

SINOPSE

A cada verão, Belly conta os dias para voltar à casa de praia em Cousins Beach. É o lugar onde ela vive seus momentos mais felizes: o mar, as noites longas, a amizade com Susannah e, principalmente, os irmãos Conrad e Jeremiah. Só que este verão tem um clima diferente. É o verão em que Belly começa a ser vista de outra forma, o verão em que sentimentos antigos ganham uma nova intensidade. É o verão em que tudo muda e ela também. Em uma narrativa delicada e envolvente, Jenny Han entrega uma história sobre amadurecimento, laços familiares e aqueles amores que ficam com a gente mesmo depois do fim da estação.

MINHAS IMPRESSÕES

Esse é o tipo de livro que faz a gente lembrar da primeira vez que se apaixonou ou pelo menos daquela vontade intensa de ser notada por alguém especial. Belly é uma protagonista doce, um pouco insegura, e ao mesmo tempo cheia de sentimentos transbordando. A Jenny Han conseguiu capturar muito bem esse turbilhão da adolescência, sabe? Aquele misto de nostalgia, vergonha, coragem e coração acelerado. Me vi em várias cenas, e isso foi uma surpresa boa.

O cenário também é um charme à parte. Cousins Beach é aquele lugar de verão que parece quase mágico, onde o tempo anda mais devagar e tudo parece possível. Dá vontade de colocar os pés na areia e viver um verão inteiro com esses personagens.

O trio Belly–Conrad–Jeremiah é cheio de tensão, mas também de doçura. Conrad é o típico silencioso que esconde mais do que mostra, enquanto Jeremiah é o cara leve, amigo, coração aberto. A gente já sente que tem história ali e que vai doer um pouco acompanhar o que vem pela frente. Mas é uma dor boa. Daquelas que fazem a gente lembrar que amar, mesmo quando dói, vale a pena.

A Jenny Han escreve de um jeito simples, direto, mas com muita alma. A leitura flui que é uma beleza e nem parece que você leu quase 300 páginas quando termina. Ela sabe onde apertar, onde aliviar, e como fazer a gente se envolver com cada personagem. A escrita dela tem ritmo, tem emoção, tem aquele quê cinematográfico que explica fácil por que virou série.

O Verão que Mudou Minha Vida é um YA que entrega o que promete e mais um pouco. É sobre crescer, mudar, se apaixonar e também perder o que parecia garantido. É sobre família, sobre amizades que viram amores e sobre aquele verão que, de um jeito ou de outro, marca a gente pra sempre. Um livro que me pegou desprevenida e terminou com o coração quentinho.

Nota: ★★★★★
E antes de fechar esse post, fica aqui meu convite: você já leu O Verão que Mudou Minha Vida? Sentiu o mesmo calorzinho no peito ou foi tudo meio agridoce aí também? E a série, curtiu ou prefere o livro? Quero muito saber suas impressões! Deixa um comentário, porque a conversa boa começa mesmo quando a gente troca ideia.

8 comentários

  1. Parece ser uma leitura muito interessante!
    Obrigada pela partilha!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Linkedin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tereza, bem vinda! Sim, é uma das minhas favoritas com certeza!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Gostei de conhecer mais uma blogueira literária. Sempre dou uma olhada nos blogues literários para ver as indicações de vocês. Esse por exemplo, não é bem meu estilo mas acho que meu filho até gostaria de ler, ele gosta de romances e um dos animes preferidos dele é o filme "Teu Nome", que eu até assisti e achei bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, obrigada pela visita! Seja bem vindo e obrigada pela interação aqui.

      Ah eu já vou anotar aqui para assistir esse final de semana, pois gostei muito da sinopse no Adoro Cinema!

      https://www.adorocinema.com/filmes/filme-249877/

      Excluir
  3. Oi Juliana! Obrigada pela visita e comentário em meu blog, volte sempre! Eu sou como o Eduardo, gosto de ver as indicações de livros nos blogs. Eu gosto de ler, mas não leio tão rápido e minha lista de livros pra ler só aumenta. Beijos nas bochechas!

    ResponderExcluir
  4. Ju ainda não li o livro mas confesso que fiquei curiosa, é sempre bom conhecer livros, Ju bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oiê! Tudo bem?
    Eu li esse livro agorinha, não tem nem uma semana. Eu achei ele super emocional e eu gostei da Belly (reparei que muita gente nas resenhas do Goodreads não curtiu o estilo dela), mas achei o romance com o Conrad meio caído, meio tirado do nada.
    Infelizmente o livro me trouxe várias lembranças péssimas da minha adolescência, então acabou sendo uma leitura meio cruel para mim, mas eu achei a escrita muito charmosa e gostaria de ler o Para todos os garotos que eu já amei e aquela série da Jenny Han com outra autora, o primeiro livro chama Olho por olho.
    Adorei seu cantinho aqui!
    Se cuida!

    ResponderExcluir