
Criar um pequeno jardim em casa ou no seu apartamento pode ser uma atividade gratificante e terapêutica, além de trazer mais vida e cor ao ambiente. Então, vamos colocar as mãos na terra e começar!
Escolha a planta certa
Para sua primeira experiência de jardinagem, escolha uma planta resistente e de fácil cuidado, como suculentas, cactos ou heras. Elas são mais tolerantes a erros de iniciantes e requerem menos manutenção.
Conheça as necessidades da planta
Antes de comprar sua plantinha, pesquise sobre suas necessidades de luz, água e solo. Certifique-se de escolher um local adequado em sua casa que atenda a esses requisitos.
Prepare o vaso
Escolha um vaso com furos de drenagem no fundo para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento das raÃzes. De baixo para cima, coloque uma camada de pedrinhas ou cascalho no fundo do vaso para facilitar a drenagem, depois uma manta ou um pedacinho de tecido e depois a terra com um substrato especÃfico para a planta.
Use um bom solo
Opte por um substrato de qualidade, especÃfico para o tipo de planta que você está cultivando. Evite usar solo comum do jardim, pois pode ser muito compacto para vasos. Você pode pesquisar sobre a planta que tem interesse e descobrir qual melhor substrato (solo) para ela.
Plante com cuidado
Retire cuidadosamente a planta do recipiente original e coloque-a no vaso preparado. Certifique-se de não danificar as raÃzes durante o processo de transplante. Como fazer isso? com a planta ainda no recipiente original, pressione os lados do recipiente, para ir "descolando" das laterais do vaso.
Regue com moderação
Evite regar em excesso, pois isso pode levar ao apodrecimento das raÃzes. Verifique sempre a umidade do solo antes de regar e ajuste conforme necessário. Como fazer isso? Basta colocar o dedo no solo da planta, se estiver seco, precisa de rega, se estiver úmido, não precisa.
Proporcione luz adequada
Posicione sua planta em um local onde ela receba a quantidade certa de luz natural, de acordo com as necessidades da espécie. Existem plantas que precisam de mais luz que outras, isso é importante para não danificar suas plantas.
Observe e aprenda
Dedique um tempo para observar sua plantinha regularmente e aprender sobre suas necessidades individuais. Preste atenção aos sinais de saúde e ajuste seus cuidados conforme necessário.
Lembre-se, a jardinagem é uma jornada de aprendizado contÃnuo, então não tenha medo de cometer erros e experimentar. Com paciência e dedicação, você verá sua plantinha crescer e florescer diante dos seus olhos.
Estas são apenas algumas dicas para começar, mas estou ansiosa para ouvir suas experiências e aprender junto com vocês. Compartilhe nos comentários suas histórias de jardinagem e suas dúvidas, e vamos cultivar juntos um amor pela natureza e pelas plantas!
Oi Ju, eu adorei o post. Sabe aqui em casa a gente sempre esquece das plantas e elas acabam morrendo. Posso tentar mais uma vez criar uma mudinha mas dessa vez aqui comigo no quarto.
ResponderExcluirOi amg, tão bom ver que ta me acompanhando aqui ♥ Tenta e me conta depois como está sua relação com a plantinha kkk
ExcluirOi Ju!
ResponderExcluirEu acho que sou uma das poucas millennials que não quer ser mãe de planta, HAHAHA! Mas acho muito bacana ter posts assim mais informativos - tem gente que se interessa e nunca sabe por onde começar, então ter as dicas assim resumidas num lugar só facilita bastante né?
Não gosto de planta, mas tenho suculentas de mentira, acho que se tivesse vontade de criar ia começar por elas mesmo <3 e cactos! Porque adoro cactos em tudo.
Beijinhos :*
Oi Shana ♥ bom te ver aqui!! Meu irmão também não é fã, ele adora as minhas mas não tem vontade de ter kkkk
ExcluirTambém tenho um vasinho de flores artificiais pq flor não fica aberta o ano todo, então comprei elas :p
Cacto é tudo de bom ♥