Bom dia, boa tarde, boa noite! Faz muito tempo que não venho escrever alguma besteira por aqui mas entrei no meu e-mail hoje e decidi que iria escrever no blog e cá estou. Eu estou bem agitada com o final do semestre, porém ainda não começaram as provas então a agitação de verdade ainda não começou. E você como está? se sinta a vontade para escrever. Hoje eu andei pesquisando sobre iniciação científica na minha universidade e pretendo fazer alguma ano que vem mesmo e tive essa ideia de falar um pouco sobre os projetos de extensão, como funciona, como se inscrever etc.
Como funciona? É a parte mais difícil de explicar, porque depende da instituição em que você estuda. Na maioria das vezes você vai preencher um formulário que vão disponibilizar no site ou na coordenação do seu curso, e enviar junto com um resumo sobre o seu projeto juntamente com o professor orientador que você escolheu. Se o projeto for aceito, mensalmente deverá enviar um formulário de acompanhamento, onde você vai dizer todas as atividades que fez, que não fez e o motivo de não ter feito. Nesse formulário também deve conter a assinatura do orientador e a sua.
Recebe bolsa? Onde estudo, alguns projetos variam! Vou explicar, caso você faça um projeto sozinho com um orientador, irá ter bolsa. Caso seja um grupo de 4 pessoas, em alguns lugares também haverá a bolsa. Mas alguns projetos com 5 pessoas ou mais, não recebem a bolsa. É um valor único e recebido somente para uma pessoa e é decisão de todos ou sua de dividir ou não.
Certificado, tem? Com certeza tem, e é ótimo para as horas complementares que são necessárias até o final do curso, ou seja, até o final do curso você deve preencher X horas de atividades extra classe. Por exemplo: projeto de extensão, monitorias, eventos, apresentações em eventos, palestras, minicursos e outros cursos de extensão relacionados ao seu curso atual da graduação.
Quantos professores orientadores pode ter? E quantas horas complementares É necessário apenas um.

Tentei explicar da melhor forma possível sem desmotivar ninguém, e a minha são essas: procura saber mais dos projetos de extensão da instituição que estuda, escolha um professor que tenha interesse e que seja da disciplina parecida ao assunto que você quer iniciar e se for fazer em grupo, escolha a dedo e minunciosamente as pessoas que são interessadas e que tem atitude em sala de aula para as pesquisas. Não adianta escolher uma colega que não vai sair de casa no horário marcado da reunião, ou que nunca pode ir por X motivo. É sempre bom dar uma repensada, porque vai te custar tempo e tempo de estudo também. Penúltima dica, não deixe de fazer só porque sua universidade não oferece bolsa para projetos, a carga horária vai contar SIM e o seu currículo vai estar maravilhoso de pesquisas, isso é ótimo caso queira seguir mestrado. E a ultima é que tudo depende da sua universidade, se tem bolsa ou não, te pode mais de 4 pessoas etc! Dica bônus: mesmo que você faça sozinho com o orientador, se acalme, pesquise e estude que vai dar tudo certo.